Portal Municipal de Turismo de Pedras Grandes
Aprendizagem e Vivencias

O BERÇO DA COLONIZAÇÃO ITALIANA NO SUL DE SANTA CATARINA

Primeiro assentamento de imigrantes italianos no sul de Santa Catarina, a Colônia Azambuja foi fundada em 28 de abril de 1877 pelo agrimensor maranhense Joaquim Vieira Ferreira, com a chegada dos pioneiros que partiram do porto de Havre no vapor Rivadávia. 

  Azambuja foi a base administrativa e referencial para a expansão do projeto colonizador, surgindo a partir da sede os núcleos de Urussanga, Criciúma, Cocal do Sul e Treze de Maio, além servir como protótipo para a fundação das Colônias Grão-Pará e Nova Veneza. Por isso, o lugar é considerado o berço da colonização italiana no sul de Santa Catarina, mantendo viva a saga da imigração através da promoção da marca Azambuja 1877. 

 Três fotografias e um mapa da época são importantes documentos iconográficos desta época: 

 Autor:  João R. Delmas  em 1879. Eng. Joaquim Vieira Ferreira (09/02/1841 – 17/11/1913 (Fonte: Museu de Urussanga / site Família Ghisi)

 

Autor:  Ozório do Amaral: Observa-se a derrubada inicial da mata e as primeiras casas da Colônia de Azambuja na praça em confluência entre o Rio Cintra e o Rio Pedras Grandes (1877).  A derruba inicial com as primeiras casas de Azambuja. A casa em plano mais alto é a do Diretor da colônia. Entre ela, e a casa branca à direita vê-se a capela de madeira. (Fonte: Museu de Urussanga / site Família Ghisi)

 

Autor:  Ozório do Amaral: Rua Vieira Ferreira, a margem do rio Cintra. Na casa a direita, que serviu depois de quartel, funcionou a primeira escola. (Fonte: Museu de Urussanga / site Família Ghisi)

 

Mapa antigo do município de Urussanga (https://familiaghisi.com/2019/02/19/armazem-o-inicio-da-vida-no-brasil/)




REDES SOCIAIS

Relacionados

Vote na música 145 anos

fecam
22 de abril, 2022

REGULAMENTO HINO DOS 145 ANOS

fecam
11 de março, 2022

OBRAS DE ARTE DA FERROVIA

fecam
14 de novembro, 2021
Sair da versão mobile