Portal Municipal de Turismo de Pedras Grandes
Cultura e História

PEDRAS GRANDES CELEBRA OS 145 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EM AZAMBUJA

O local da chegada dos pioneiros que colonizaram a região foi o cenário da festa que celebrou os 145 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina e fundação da Colônia Azambuja 1877. De 25 de abril a 1º de maio, o distrito de Azambuja, em Pedras Grandes, recebeu visitantes para uma programação que contou com sessões do poder legislativo estadual e municipal, missas, seminários, gastronomia e muitas atrações musicais.

 

A programação teve início na segunda-feira, 25, com a celebração de uma missa solene em comemoração aos 100 anos de construção da Igreja de São Marcos, em Azambuja, seguida de uma sessão solene da Câmara de Vereadores. Na terça e quarta-feira, 26 e 27, foi realizado workshop de ilustração, apresentando um percurso na História da Imigração Italiana em Azambuja, para crianças das escolas do município, ministrada pela designer, ilustradora e quadrinhista Cidiane Guisso, autora da primeira história em quadrinhos regional vêneta brasileira.

 

Na quinta-feira, 28, a agenda começou com uma homenagem aos pioneiros no cemitério de Azambuja, com a colocação de uma corbélia de flores pela memória dos imigrantes. Neste mesmo dia foi aberto a visitação o Museu Estação Pedras Grandes, inauguração do Cine Adelfinho e estreia do documentário Azambuja 1877 produzido pela UNITV.

 

Na sexta-feira, 29, acontecem em Azambuja o seminário sobre agroturismo: um novo conceito de negócios e o seminário Internacional sobre Imigração Italiana. Em seguida foi realizada uma sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina destinada a comemorar os 145 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina e fundação da Colônia Azambuja 1877. Encerrou o dia um show no pavilhão de eventos, com bandas para a juventude.

 

No sábado, 30, às 8 horas foi inaugurada a Festa da Colônia Azambuja 1877, com abertura da Feira de Turismo da Rota da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina, programas de rádio e televisão, apresentações de música italiana e o Tombo da Polenta, a cargo do grupo Amicci della Polenta. À tarde continuaram os shows com artistas da região e às 20 horas subiu ao palco o tenor Rinaldo Viana, que começou a carreira vencendo o programa de calouros apresentado por Raul Gil.

 

No domingo, 1º de maio, a programação começaou às 10 horas, com a santa missa em italiano na Igreja São Marcos de Azambuja. Logo a seguir, foi realizado o desfile das famílias, representando a chegada dos imigrantes italianos. Novamente o tombo da polenta encantou os presentes. O almoço comunitário foi servido no salão da igreja. A tarde, diversos grupos musicais da região se apresentam no palco principal da festa e às 18 começou o show nacional de encerramento, com Mister Paco, ex-vocalista da banda Os Incríveis, e apresentação da formação inicial da Banda Matusa. 

 

Todos os shows, palestras e atividades foram transmitidas ao vivo pela página https://www.facebook.com/festadacoloniaazambuja1877 , promoção da Prefeitura Municipal de Pedras Grandes, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes.




REDES SOCIAIS

Relacionados

Vote na música 145 anos

fecam
22 de abril, 2022

145 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina

fecam
23 de fevereiro, 2022

Primeiras famílias de Imigrantes Italianos na Colônia Azambuja

fecam
27 de janeiro, 2022
Sair da versão mobile