Subscribe Now
Trending News

Pedras Grandes

História de Pedras Grandes

 

A história do município de Pedras Grandes pode ser contada em seis capítulos, que ultrapassam quatro séculos. De antigo caminho dos tropeiros e berço da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, Pedras Grandes se transformou em um lugar encantador, rico em História e que projeta um futuro desafiador, inteligente, sustentável e voltada para o turismo e para o crescimento econômico.

A primeira fase da história de Pedras Grandes vai de 1771 a 1870, quando os tropeiros passavam pelo território então pertencente à Laguna, mas que já era ocupado pelos povos indígenas, surgindo então os primeiros habitantes em torno do que já era chamado rio Pedras Grandes.

A segunda etapa, que inicia em 1870 com o desmembramento de Tubarão da cidade de Laguna, é marcada pela fundação da Colônia Azambuja em 1877 e a ocupação do território pelos imigrantes italianos, bem como a inauguração da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina.

A fase seguinte começa com criação do distrito tubaronense de Pedras Grandes, em 1888, e se estende até 1920, período considerado o apogeu do desenvolvimento do lugar, com intensa atividade comercial e industrial.

A quarta fase, de 1920 a 1961,  é marcada pela diminuição da atividade econômica. Uma das razões é a inauguração do novo ramal ferroviário para Criciuma, sem passar pelo distrito, o que reduziu sensivelmente o movimento da Ferrovia e consequentemente diminuiu o protagonismo de Pedras Grandes em termos regionais.

O quinto momento pelo qual passou o município começa em 1961 com a emancipação política e administrativa do município, prosseguindo até o final do século XX.

A sexta fase é período contemporâneo, com a instalação de indústrias, consolidação do vinho Goethe como denominação de origem controlado, fortalecimento da agricultura familiar e as novas perspectivas de desenvolvimento a partir da gestão 2021-2024.

Dados do Município

Região Turística: Encantos do Sul
Área: 159.309 km (IBGE/2010)
População: 3953 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 28°26’09
Longitude: 49°11’06
Altitude: 39 m
Cidades próximas: Orleans, São Ludgero, Tubarão, Treze de Maio, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Urussanga.

Encantos do Sul

Colonizada por açorianos, esta região mescla o turismo histórico de Laguna – terra de Anita Garibaldi, com as belas praias de Imbituba e Garopaba, conhecidas internacionalmente pela qualidade de suas ondas. Imbituba ainda oferece a observação de baleias que atrai milhares de turistas de todo o Brasil. Outra opção é visitar, em Criciúma, a única mina de carvão aberta a visitação no país ou se deliciar em estâncias hidrominerais de Gravatal que completam esse incrível roteiro de encantos.

IDMS de Pedras Grandes

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Pedras Grandes.

Saiba Mais

Localização

Pela BR-101, entrada em Tubarão, para a SC-390, rodovia estadual pavimentada que também tem acesso por Orleans. De Urussanga, utilize a Rodovia da Imigração Italiana (em pavimentação), passando por Azambuja.