Portal Municipal de Turismo de Pedras Grandes
Construções Históricas

RESTAURANTE, POUSADA E CASA CENTENÁRIA DOS IMIGRANTES

  Tombada como patrimônio histórico de Santa Catarina através Decreto Nº 3.586, de 21/12/1998, a Casa Centenária de Pedra foi construída por João Marcon, imigrante italiano, primeiro morador e proprietário da bem conservada edificação localizada em Azambuja, que hoje é o principal atrativo do Restaurante e Pousada da Imigração da família Masiero. 

 De acordo com o site Ipatrimônio, utilizando como fonte a Udesc, Marcon concluiu a construção da casa em 1897, com a ajuda de famílias como os Quarezemim, os Garbelotti e os Felipe. A edificação é considerada exemplar da técnica construtiva da primeira fase da colonização italiana na região. Após o falecimento de João Marcon, a casa passou para seu filho José. A edificação também foi residência das famílias de Frederico Scarduelli e de Valdemar Nanon, que a vendeu para Elzo Felipe, em 1973. Da década de 1970 até 1997 a edificação foi utilizada como depósito de caixas de uvas, quando foi contemplada com o Prêmio Estímulo à Restauração, do Projeto Cultura Viva do Governo do Estado; o valor do recurso, porém, cobriu apenas reparos urgentes. Em 2002 Elzo Felipe vendeu a casa para Isaltino Masiero. A edificação tem pavimento térreo e sótão, o telhado é em duas águas. Foi construída em alvenaria mista de tijolos e pedras não aparelhadas. As paredes internas e laterais são de tijolos de barro aparente. O restante da construção, com exceção das telhas, é em madeira. As aberturas (janelas e portas) são em verga reta, e estão distribuídas simetricamente na fachada frontal, com a porta principal ao centro, na lateral há outra porta.

 O site do Restaurante e Pousada da Imigração (www.pousadadaimigracao.com.br) relata que o imigrantes Giuseppe Masiero e sua esposa Amabile Pazetto Masiero, escolheram entre os terrenos montanhosos e com um clima agradável, Azambuja para criar sua família e construir um lar. Azambuja era um ótimo lugar para se explorar o agro turismo. Passaram-se quase 130 anos, quando três irmãos da família Masiero (bisnetos de Giuseppe) e filhos de Francisco Jose Masiero, se juntaram para formar a Pousada da Imigração. A ideia inicial era construir um local “um cantinho”, onde os filhos de Francisco Jose Masiero (Paulo e Isaias), que não moravam na região, quando viessem visitar a família, tivessem um local para poder se hospedar. Foi então que em 2003 surgiu a oportunidade de comprar um terreno, onde está situada a CASA DE PEDRA (tombada como patrimônio histórico de Santa Catarina), construída em 1902 pela família Marcon, mantida e conservada até os dias de hoje. Em 2004 os irmãos; Isaias, Paulo e Izaltino Masiero decidiram criar a empresa Pousada da Imigração. Neste mesmo ano se iniciou a construção de um chalé com três apartamentos, um para cada irmão, que serviria para se hospedarem quando viessem visitar a família; e quando os chalés estivessem desocupados, poderiam ser alugados para outros visitantes. Após a conclusão do chalé em 2008, a empresa se conteve apenas em hospedar, sem possuir atendimento para a área de alimentação, dois anos se passaram, e em outubro de 2010, os três empreendedores perceberam que o Turismo Rural da região estava em expansão, e decidiram pela construção do restaurante com capacidade de 130 lugares, onde seria oferecido um café colonial para seus hospedes e comida típica aos finais de semana aberto ao publico da região. Em janeiro de 2011 iniciou-se a construção do restaurante, e em 12 de Maio de 2013 ocorreu à inauguração, e desde então a empresa presta serviço de hospedagem e alimentação para todas as pessoas que passam por Azambuja.

 


Horário de atendimento:
Domingos e feriados

Contatos:
reservas@pousadadaimigracao.com.br
http://www.pousadadaimigracao.com.br

telefone : (48) 3659-0455

telefone : (48) 98838-1894


REDES SOCIAIS

Relacionados

CASA DOS ARCOS: FUTURO CENTRO DE EVENTOS

fecam
8 de novembro, 2021

ROTA DO IMIGRANTE PERCORRE PRIMEIROS ASSENTAMENTOS DA COLÔNIA AZAMBUJA

fecam
27 de janeiro, 2022

145 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina

fecam
23 de fevereiro, 2022
Sair da versão mobile