Tombada como patrimônio histórico de Santa Catarina através Decreto Nº 3.586, de 21/12/1998, a Casa Centenária de Pedra foi construída por João Marcon, imigrante italiano, primeiro morador e proprietário da bem conservada edificação localizada em Azambuja, que hoje é o principal atrativo do Restaurante e Pousada da Imigração da família Masiero.

De acordo com o site Ipatrimônio, utilizando como fonte a Udesc, Marcon concluiu a construção da casa em 1897, com a ajuda de famílias como os Quarezemim, os Garbelotti e os Felipe. A edificação é considerada exemplar da técnica construtiva da primeira fase da colonização italiana na região. Após o falecimento de João Marcon, a casa passou para seu filho José. A edificação também foi residência das famílias de Frederico Scarduelli e de Valdemar Nanon, que a vendeu para Elzo Felipe, em 1973. Da década de 1970 até 1997 a edificação foi utilizada como depósito de caixas de uvas, quando foi contemplada com o Prêmio Estímulo à Restauração, do Projeto Cultura Viva do Governo do Estado; o valor do recurso, porém, cobriu apenas reparos urgentes. Em 2002 Elzo Felipe vendeu a casa para Isaltino Masiero. A edificação tem pavimento térreo e sótão, o telhado é em duas águas. Foi construída em alvenaria mista de tijolos e pedras não aparelhadas. As paredes internas e laterais são de tijolos de barro aparente. O restante da construção, com exceção das telhas, é em madeira. As aberturas (janelas e portas) são em verga reta, e estão distribuídas simetricamente na fachada frontal, com a porta principal ao centro, na lateral há outra porta.

O site do Restaurante e Pousada da Imigração (www.pousadadaimigracao.com.br) relata que o imigrantes Giuseppe Masiero e sua esposa Amabile Pazetto Masiero, escolheram entre os terrenos montanhosos e com um clima agradável, Azambuja para criar sua família e construir um lar. Azambuja era um ótimo lugar para se explorar o agro turismo. Passaram-se quase 130 anos, quando três irmãos da família Masiero (bisnetos de Giuseppe) e filhos de Francisco Jose Masiero, se juntaram para formar a Pousada da Imigração. A ideia inicial era construir um local “um cantinho”, onde os filhos de Francisco Jose Masiero (Paulo e Isaias), que não moravam na região, quando viessem visitar a família, tivessem um local para poder se hospedar. Foi então que em 2003 surgiu a oportunidade de comprar um terreno, onde está situada a CASA DE PEDRA (tombada como patrimônio histórico de Santa Catarina), construída em 1902 pela família Marcon, mantida e conservada até os dias de hoje. Em 2004 os irmãos; Isaias, Paulo e Izaltino Masiero decidiram criar a empresa Pousada da Imigração. Neste mesmo ano se iniciou a construção de um chalé com três apartamentos, um para cada irmão, que serviria para se hospedarem quando viessem visitar a família; e quando os chalés estivessem desocupados, poderiam ser alugados para outros visitantes. Após a conclusão do chalé em 2008, a empresa se conteve apenas em hospedar, sem possuir atendimento para a área de alimentação, dois anos se passaram, e em outubro de 2010, os três empreendedores perceberam que o Turismo Rural da região estava em expansão, e decidiram pela construção do restaurante com capacidade de 130 lugares, onde seria oferecido um café colonial para seus hospedes e comida típica aos finais de semana aberto ao publico da região. Em janeiro de 2011 iniciou-se a construção do restaurante, e em 12 de Maio de 2013 ocorreu à inauguração, e desde então a empresa presta serviço de hospedagem e alimentação para todas as pessoas que passam por Azambuja.

Horário de atendimento:
Domingos e feriados