Subscribe Now
Trending News

Dicas sobre turismo

O que fazer

Cultura e História

Vote na música 145 anos 

Vote para escolher a música oficial dos 145 anos da imigração italiana   A música oficial dos 145 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina está sendo escolhida através de votação no Facebook. Estão concorrendo três canções que falam sobre a saga dos…

Eventos

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DOS 145 ANOS 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL 145 ANOS   25/04 (segunda-feira)   19:00 – Missa solene em comemoração aos 100 anos de construção da Igreja de São Marcos (Azambuja) 20:00 – Sessão da Câmara Municipal de Vereadores em Azambuja, homenagem aos 145 anos da Imigração Italiana (Azambuja)   26/04…

Cultura e História

REGULAMENTO HINO DOS 145 ANOS 

REGULAMENTO 1) Concurso destinado à escolha da música oficial dos 145 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina. 2) Podem participar músicos profissionais e amadores. 3) A canção deverá ser original e gravada em estúdio ou equipamento de captação que garanta boa qualidade…

Eventos

145 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina 

A Prefeitura Municipal de Pedras Grandes lança nos próximos dias a programação oficial da comemoração dos 145 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina. Uma série de eventos será realizada no final de abril no distrito de Azambuja, que foi o berço da…

Arquitetura

OBRAS DE ARTE DA FERROVIA 

Galeria escondida   Desvendamos os segredos desta galeria de pedra subterrânea que foi construída em 1884 para passagem de um córrego sob a ferrovia que ligava a estação das minas a Imbituba. Observa-se na parte externa a aduela e no meio a chave, que estruturam…

Arquitetura

CASA DOS ARCOS: FUTURO CENTRO DE EVENTOS 

CASA DOS ARCOS  Muito Prazer!   As histórias da casa mais famosa de Pedras Grandes   (Júlio Cancellier, mestre em Cinema Digital e Produção Televisiva pela Universidade Católica de Milão e Agnaldo Filippi, bacharel em Direito pela Unisul)    Muito prazer! Meu nome é Casa…

Arquitetura

CASA-FORTE: A EDIFICAÇÃO MAIS ANTIGA DE PEDRAS GRANDES 

 A edificação mais antiga de Pedras Grandes é, provavelmente, a recém descoberta Casa-Forte do Rancho dos Bugres, que pode ter mais de 200 anos. A casa com características de forte militar, proteção ou defesa foi inventariada e tem seu processo de proteção em andamento, através…

Construções Históricas

CASARIO: PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL 

A preservação da cultura herdada dos imigrantes italianos é a principal característica de Pedras Grandes, pequeno município localizado a 167 km de Florianópolis. A Casa dos Arcos, o Sobrado Genovez,  a antiga estação ferroviária e mais de vinte casas antigas, algumas do século XIX, são…

Acessibilidade

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA: MUSEU E CASA DA CULTURA 

Desativada desde a enchente de março de 1974, a Estacão Ferroviária de Pedras Grandes é provavelmente uma das mais bem conservadas entre as pioneiras da antiga Estrada de Ferro Donna Thereza Christina (EFDTC) e hoje abriga um centro cultural e turístico.  (por Júlio Cancellier, jornalista,…