Primeiro assentamento de imigrantes italianos no sul de Santa Catarina, a Colônia Azambuja foi fundada em 28 de abril de 1877 pelo agrimensor maranhense Joaquim Vieira Ferreira, com a chegada dos pioneiros que partiram do porto de Havre no vapor Rivadávia. 

  Azambuja foi a base administrativa e referencial para a expansão do projeto colonizador, surgindo a partir da sede os núcleos de Urussanga, Criciúma, Cocal do Sul e Treze de Maio, além servir como protótipo para a fundação das Colônias Grão-Pará e Nova Veneza. Por isso, o lugar é considerado o berço da colonização italiana no sul de Santa Catarina, mantendo viva a saga da imigração através da promoção da marca Azambuja 1877. 

 Três fotografias e um mapa da época são importantes documentos iconográficos desta época: 

 Autor:  João R. Delmas  em 1879. Eng. Joaquim Vieira Ferreira (09/02/1841 – 17/11/1913 (Fonte: Museu de Urussanga / site Família Ghisi)

 

Autor:  Ozório do Amaral: Observa-se a derrubada inicial da mata e as primeiras casas da Colônia de Azambuja na praça em confluência entre o Rio Cintra e o Rio Pedras Grandes (1877).  A derruba inicial com as primeiras casas de Azambuja. A casa em plano mais alto é a do Diretor da colônia. Entre ela, e a casa branca à direita vê-se a capela de madeira. (Fonte: Museu de Urussanga / site Família Ghisi)

 

Autor:  Ozório do Amaral: Rua Vieira Ferreira, a margem do rio Cintra. Na casa a direita, que serviu depois de quartel, funcionou a primeira escola. (Fonte: Museu de Urussanga / site Família Ghisi)

 

Mapa antigo do município de Urussanga (https://familiaghisi.com/2019/02/19/armazem-o-inicio-da-vida-no-brasil/)




REDES SOCIAIS